quarta-feira, 11 de julho de 2007

O Movimento Passe Livre ao longo dos anos tem ganhado força em diversas partes do Brasil. Aglutinando estudantes, trabalhador@s, desempregad@s, artistas de rua, etc.
Nos organizamos de forma horizontal e federativa, respeitando a autonomia de cada coletivo. Acreditamos que o transporte coletivo deveria ser algo público e gratuito, em primeiro momento, o movimento passe livre vem tentando alcançar essas reivindicações. Mas não nos limitamos apenas nisso.
Em algumas cidades como Cuiabá, no Mato-Grosso, essa luta já existe a um bom tempo. A pressão popular no ano de 2001 conseguiu passe livre para estudantes das redes públicas e particulares de ensino, porém, com horário e dias restritos. Com o passar dos anos, os estudantes queriam mais. Surgindo então no ano de 2006 o CLTP, comitê de Luta pelo Transporte Público, que hoje intensifica e aglomera um grande número de pessoas. Mais uma vez, através de diversas manifestações de rua, muita luta e conscientização d@s estudantes e da população em geral, hoje em Cuiabá os estudantes não pagam passagem. Os horários e dias são livres, a qualquer hora, para qualquer lugar. Fazendo valer o famoso direito de ir e vir.
Em outros lugares do Brasil a luta não para. Florianópolis é no momento a capital em que mais se organizam manifestações de rua pelo passa livre. Apesar de forte o movimento não conseguiu alcançar suas reivindicações. Mas não desistindo nunca, acontecem vários eventos em torno da questão do transporte, o que ajuda a fortalecer e juntar cada vez mais pessoas.
Além de Floripa, existem outros núcleos do MPL aqui no sul. Curitiba, Porto Alegre e Joinville.
O nordeste é a região do país com mais coletivos. Salvador, Feira de Santana, Natal, Recife, Maceió e Aracaju. No sudeste, rola em São Paulo capital, ABC, Campinas, Santos, Guarulhos e Belo Horizonte.
Se você não conhece ainda o Movimento Passe Livre, entre em contato.!
Se você simpatizou com a causa, monte um núcleo em sua cidade, na sua escola, no seu bairro, no trabalho. O passe livre é uma luta de tod@s!!!

Texto MPL núcleo centro